Plágio ou Paródia?

O post de hoje está aqui para levantar uma polêmica!
Mas quem é que não curte uma discussãozinha sobre propaganda, não é mesmo?

Na época em que veiculou, a campanha de lançamento do não mais tão novo carro da Chevrolet, o Prisma, fez cair algumas lágrimas devido à grande carga de nostalgia que as peças traziam. Criada pela McCann Erickson em 2007, o case foi de muito sucesso, levando a GM a esgotar o estoque do primeiro lote dos carros antes mesmo do esperado.

Mas ao navegar pela internet esses dias, eis que encontramos a campanha de lançamento de uma empresa paulista de telefonia super cool, a Aeiou. A campanha, criada pela agência Bigman, caiu na rede em 2008 em um viral que trazia grande parte das ilustres figuras do cenário 2.0: Ruth Lemos, Kaisha com K, Dona Sônia, Maria Alice Vergueiro e vários outros.

Antes mesmo de estrear em qualquer outra mídia, a campanha do Prisma veiculou na web com um viral muito similar. O vídeo foi um tremendo sucesso na época. Mas aí fica a questão: por conta do sucesso do viral, a campanha da aeiou foi proposital ou é um baita de um plágio?

A evidência é clara: ambas usam um grande número de personagens cantando um jingle composto especialmente para o lançamento. Mas será que a paródia ficou tão evidente assim? Comparem:

Lançamento do Prisma:

Lançamento da aeiou:

E então? Qual o parecer de vocês? É só votar na enquete aqui em baixo!


E não esqueça de comentar a sua escolha! =)

Anúncios

7 Responses to Plágio ou Paródia?

  1. Taís disse:

    Até casseta e planeta já fez isso,né?! É uma fórmula, como é o depoimento, as celebridades, etc, etc…o que muda é o conteúdo.

    :)

  2. José disse:

    Galera

    O nada gera o nada. Tudo é referência, mesmo nas idéias mais originais

    Já diz Millôr: ” de originais só os gregos e a bíblia”

    abs

  3. Douglas disse:

    eu não curti muito o do lançamento da aeiou, mas concordo que a do prisma ficou bastante comprida!

    não sei se rolou a intenção do povo da telefonia de fazer uma alusão ao clipe do prisma, pois isso não foi comentado em release nenhum pelos caras da agência…

    no do prisma sim, ele teve influência clara do clipe de “we are the world”, que foi confirmada pelo pessoal da McCann. O foda da aeiou é que não foi confirmado que ele estava sendo baseado nisso ou naquilo, por isso, deu a sensação da ideia ser original, quando na verdade, a do prisma saiu bem antes…

    a ideia foi bem interessante e bem engraçada, mas acho que faltou essa alusão toda ser mais esclarecida! =P

    paródia mal feita pra mim!

  4. Como tavam falando, ambas as ideias vieram de referências semelhantes.
    Se for pra dizer que rolou um plágio, foi é do clipe de “We are the World” onde muita gente famosa canta junto num estúdio.

    Mas afinal de contas, a propaganda pode e deve usar de elementos que ficaram na memória das pessoas.

  5. morango disse:

    diria mais alem do nada se cria tudo se copia.
    na real tudo se transforma.
    pontos de referencia são os que fazem criar.
    se parece plagio hoje pode não parecer amanha.
    se for pegar qualquer suposta campanha “sensacional, que sacada ou que cara FODA” vai ter sim um pouco de cada coisa…
    são tantos pontos de referencia que sempre tera algo de plagio, descarado ou não.
    e a parodia, bom, parodia eh algo bem descarado e inutil. copie, mas não faça paradia! porfavore!

    O que vale é o resultado.

    falto o Jeremias e o JoselitoSemNoção!

  6. James Sabel disse:

    Eu achei uma puta de uma ótima sacada! Não achei nem perto de plágio ou algo assim. Inclusive, pra mim, a do Prisma nem teve o efeito desejado. Pelo contrário, eu achei irritante. Muito comprida e chata! Acho a idéia muito boa, falar das fases importantes da vida do cara e incluir o carro como uma delas, mas acho que a forma como foi trabalhada não foi muito feliz. Já a da Aeiou ficou boa demais, o foco nem tá na letra, mas sim nos personagens que eles escolheram pra fazer o vídeo. Ficou engraçada e destaca o produto. Acho que funciona mesmo!

    E foi bem colocado pelo Gaúcho, podia ter o Jeremias muito louco!! hahaha A Marli também ia ficar engraçado!

  7. Gaúcho disse:

    agooora, sim!
    eis o papel do blog, gerar discussão e contribuição, a tal da web 2.0! =]
    é gurizada… em comunicação nada se cria, nada se copia, tudo se adapta. Nosso mundo é transformação, tudo bem que alguns transformam pouco a idéia anterior, mas já é um começo.
    Cara a mágica fórmula do “We are the world” vai funcionar por muito tempo. O que passamos e aprendemos nunca vai mudar. Não diria que é uma paródia, mas dentro da linguagem de videoclipe “caradepauzoadopracaramba” funciona perfeitamente. Aeiou uou uou uou!

    Só não acha que faltou um Jeremias no clipe?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: