MICROFONE: The Jimi Hendrix Experience

Já recebemos a primeira contribuição para enriquecer o blog da Rock in Rinha. Quem saiu na frente foi a equipe “The Jimi Hendrix Experience”, com seu porta-voz Odirley Prada – mais conhecido nos corredores da FURB como Oda. Vamos nessa galera! Microfone mode: on.

Téssia Mendes – Equipe internet


The Jimi Hendrix Experience

Jimi Hendrix chegou à Inglaterra em Setembro de 1966 junto do seu agente Chas Chandler, com a intenção de formar uma nova banda. Após as audições, Noel Redding foi escolhido para o lugar de baixista. E com a entrada de Mitch Mitchell na bateria, estava formado o The Jimi Hendrix Experience. Se Noel Redding ficou famoso por ser mais um guitarrista frustrado do que um baixista propriamente dito, com Mitchel isso estava longe de acontecer. Ele era o único capaz de acompanhar o estilo híbrido e livre de Hendrix, graças à sua gama de influências e à sua ousadia. Mitch Mitchell certamente foi para a bateria o que o próprio Hendrix foi para a guitarra.

Com uma trajetória meteórica, Jimi Hendrix deixou apenas quatro discos oficiais, gravados entre 1967 e 1970, os quais simplesmente redefiniram a forma de tocar guitarra. Porém, talvez, seu principal legado tenha sido suas apresentações, todas elas avassaladoras.

Numa época em que a palavra “precária” podia ser considerada suave para descrever a qualidade dos instrumentos e equipamentos em geral, Jimi tirava de sua guitarra um som único, pesado, sujo e, ao mesmo tempo, melancólico e melodioso – herança clara do Blues. Somava-se a isso sua performance única e de total entrega à música – desempenho esse normalmente “aditivado” por substâncias ilícitas -, o que rendeu episódios até hoje considerados seminais para a história do Rock.

Jimi morreu no dia 18 de Setembro de 1970 em Londres, após uma overdose de pílulas para dormir, aos 27 anos de idade. A despeito de sua curtíssima carreira, conseguiu com que seu legado fosse admirado e reverenciado até os dias de hoje. Após a morte de Noel Redding em 11 de Maio de 2003 e de Mitch Mitchell em 12 de Novembro de 2008, o The Jimi Hendrix Experience passou a ser tragicamente a primeira grande banda dos anos 60 a perder todos os seus integrantes originais: Hendrix, Redding e Mitchell partiram definitivamente para a “The Great Gig In The Sky”.

Odirley Prada
Equipe: THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE

Fontes:

50 GUITARRISTAS: CLASSIC ROCK E HEAVY METAL ELEGEM OS SEUS FAVORITOS. Roadie Crew – Heavy Metal e Classic Rock: Roadie Crew Editora Ltda, n. 112, maio de 2008. Mensal. Edição Especial 10 Anos.

ANGRA: OFIM DO MISTÉRIO Roadie Crew – Heavy Metal e Classic Rock: Roadie Crew Editora Ltda, n. 123, abril de 2009. Mensal.

EXPERIENCE HENDRIX, L.L.C (Ed.). James Marshall Hendrix. Disponível em: <http://www.jimihendrix.com/biography.html&gt;. Acesso em: 19 abr. 2009.

MORRE Noel Redding, baixista do Jimi Hendrix Experience Disponível em: <http://whiplash.net/materias/news_947/014655-jimihendrix.html&gt;. Acesso em: 19 abr. 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: