Bob Marley

Bob Marley foi o que muitos podem chamar de “o primeiro pop star do terceiro mundo”. O jamaicano foi o responsável por difundir nos anos 70 o som do reggae pelo planeta, tratando dos pobres e oprimidos em suas letras e músicas cheias de paixão.

Bob Marley
Don’t Worry About a Thing!

Marley era adepto da religião Rastafári, originada na Jamaica em meados da década de 30, proclamando um imperador da Etiópia como representação de Deus na Terra. Muitas de suas canções foram fortemente influenciadas por estes ensinamentos religiosos, bem como a prática do livre uso da maconha para intuitos pacifistas.

Bob Marley ainda hoje é considerado um ícone da música – tão forte como Elvis Presley e Jhonn Lenon – e sua figura continua viva entre seus fãs. Sua grande fama no cenário musical se deu por trazer uma grande novidade na década de 70 – o reaggae -, época em que não havia nenhuma inovação musical, repetindo-se nas canções sempre os estilos já conhecidos. 

Bandas como UB40, Cidade Negra e Paralamas do Sucesso, no Brasil, estão entre algumas das que foram influenciadas pelo som do jamaicano. Bob não trouxe ao mundo apenas as mais de 50 espécies de piolho encontradas no seu rasta após sua morte, mas também um novo ritmo e as palavras de amor vindas da Jamaica.

Curiosidades:

– Aos 6 anos de idade, Bob Marley lia mãos em praça pública para ganhar dinheiro. Além disso, ele dizia que costumava ver espíritos o tempo todo.

– O anel que Bob usava foi dado a ele em uma audiência em Londres. Este anel pertenceu ao próprio Imperador Jah Ras Tafari, o imperador da Etiópia que inspirou a religião.

– A causa da morte do cantor foi um câncer que se originou no dedão do pé após um machucado em um jogo de futebol. Marley recusou-se a retirá-lo devido aos princípios rasta (que dizem que os médicos são homens que enganam os ingênuos fingindo ter o poder de curar) e a doença se espalhou pelo seu corpo.

– Quando Bob estava com câncer, seus Dreadlocks caíram e foram guardados. Após sua morte, para seu funeral, eles foram grudados em sua cabeça novamente para que todos o vissem pela última vez como sempre foi visto. Junto com ele foram enterrados sua guitarra Gibson Les Paul e uma bíblia.

– Após nove anos de sua morte, em 1990, o dia 6 de feveireiro, dia em que Bob nasceu, foi proclamado feriado nacional na Jamaica.

 

E aqui vai uma de suas músicas mais famosas!
Sintam todo o seu Reggae Power ;)

Fontes:

http://br.geocities.com/alexandrecampozana/curiosidades.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley
http://web.bobmarley.com/index.jsp
http://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley

Alex Janotte e Douglas Spessatto – Equipe Internet

Anúncios

15 Responses to Bob Marley

  1. jusceliadearaujodossantos disse:

    eu amo as musicas e apessoa qui era eli independente se tinha piolhos ou nao quem nao conhece a historia de boby tem mais e qui ficar calado vc morreu mais as musicas suas criticas e seus dialogos comtinuam vivos e aqui eu e seus fas qui vamos senpre ficar com sua memoria vivas

  2. Thanks in favor of sharing such a nice thinking, piece of writing is pleasant,
    thats why i have read it fully

  3. Ádina Sousa disse:

    meu qm tm dreads fik qse 1mes sem lavar a cabeça..como eh q ele ia tirar os piolhos??dhãr encontraram apos a morte dele!!

  4. Esquiva disse:

    Certamente se Bob tivesse cabelos lisos, olhos verdes…
    Quem escreveu essa bobagem, escreveria totalmente diferente.

  5. Esquiva disse:

    Não entendi essa frase; “não trouxe ao mundo apenas as mais de 50 espécies de piolho encontradas no seu rasta após sua morte”.~
    Parece que nunca haverá um jeito, sempre nos tratarão como inferiores, feios e tantas outras coisas, falar que o dread de Bob encontravam-se piolhos e pior contiam 50 espécies. Por favor mais respeito, não só com Bob Mrley , como com aqueles que tem dreads.

  6. danielle disse:

    bobnao liga pra que os otaios dizem vc e o cara com piolho ou cem …. te adoro bob !!!!

  7. angela costa rocha disse:

    toma revectina e depois passa pente fino de ferro!!!!!!

  8. angela costa rocha disse:

    toma revectina

  9. PIOLHO disse:

    ELE TINHA 1.200 ESPÉCIES DE PIOLHO,
    #PASSA_SCABIN

    NERA O RICO ?
    CADÊ O DINHEIRO PRA COMPRAR SCABIN ?

  10. Mariane Clarice Hasckel disse:

    aaa bob!!!!
    gênio!

  11. Douglas disse:

    bah Robert, ótima analogia!!!
    pior q é isso mesmo

  12. Robert Fischer disse:

    Se um cara pode ser chamado de MITO esse cara é Robert Nesta Marley!

    podemos nem perceber seu grande feito, devido a saturação dele em todos os lugares, todo mundo conhece o som do cara, suas músicas, etc…

    mas se pararmos pra pensar… o cara nasceu numa ilha da américa central, pobre, levou o Reggae de um patamar regional para mundial…

    seria como se os Serranos ou Mc Serginho levasse os seus estilos para o mundo todo e fazendo sucesso e tendo seguidores pelo mundo e se tornando imortais…

    imaginem uma banda de música gaúcha formada na Rússia ou um Batidão do Canadá…

    Esse foi Bob Marley!

    Robert
    Equipe: Jimi Hendrix Experience

  13. Caroline Brasil disse:

    tranquilo, aguardo! Beijao

  14. Caroline Brasil disse:

    Inscrevi minha equipe como Bob Marley ontem, estou até agora aguardando um retorno de voces quanto ao recebimento do comprovante de deposito! pois queremos muito participar.. qualquer coisa entrem em contato no email. Obrigado!

    • Rock in Rinha disse:

      Caroline, fica tranquila! Já entramos em contato com o planejamento para confirmar para você, beleza? Desculpe, mas entraremos em contato assim que possível! Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: