Made in Japan

japanflag
O post de hoje é 100% made in japan. Direto da terra do sol nascente, a Rock in Rinha traz o que promete ser o post mais esquisito desta gincana. Alguém aí já sabe o que é a tal da J-Music?

Apesar de bastante desconhecido por estas terras, o mercado fonográfico japonês é o segundo maior do mundo, perdendo em volume de vendas apenas para os Estados Unidos. Assim como a terra do Tio Sam controla os hits de sucesso das paradas por aqui, são as músicas japonesas que dominam boa parte do mercado oriental.

Em geral, a visão que se tem da música nipônica é aquela coisa tradicional, com direito a gueixas e pétalas de cerejeira. Mas a J-Music já sofreu diversas mudanças – o koto e o enka já não soam mais como no passado. Hoje em dia, devido à globalização e à americanização da cultura mundial, o Japão possui influências que vão desde o bom e velho rock e até mesmo do jazz e da bossa nova. Já pensou em ouvir rap em japonês?

Mas mesmo com tantas misturas, os japoneses valorizam e muito as suas raízes. Em algumas bandas, instrumentos antigos dividem espaço com guitarras e rappers, tornando a variedade de sons bem estranha em alguns casos. Mas mesmo com tanta diversidade, conseguimos dividir a música três grandes grupos: o J-Rock, o J-Pop e os Tokusatsu/Anisongs.

O J-Rock é como é chamado o rock japonês, famoso pelo glamour do Visual Kei (inspirado em bandas como Queen e Kiss) e pelos seus músicos andróginos. Os principais representantes são os caras do X Japan, do Dir en grey, the GazettE, miyavi e B’z. Dá só uma olhadinha na foto da banda abaixo… Quantas dessas mademoiselles aí vocês acham que realmente são mulheres?

Nunca me enganaram...

Nunca me enganaram...

Já o J-Pop são músicas mais comuns, com bastante semelhança às músicas daqui. São as mais ouvidas pelos japoneses, e seus principais representantes são a diva do pop Ayumi Hamasaki, os caras do Mr. Children e do L’arc~en~Ciel, além das diversas boybands como EXILE e Tohoshinki. Sim, elas também existem por lá!

J-Biscas! Yeah!

J-Biscas! Yeah!

E as Tokusatsu e Anisongs são as músicas que tocam nos animes e séries japonesas e que com certeza, muitos de vocês sabem cantar junto. Ou vai dizer que ninguém assistia Jaspion, Dragon Ball, Jiban e Cavaleiros do Zodíaco? Pois é, as músicas que tocam nestas séries fazem bastante sucesso por lá! Inclusive, alguns animes e games foram os responsáveis pelo lançamento de diversos artistas.

O Cara Tossiu!

O Cara Tussiu!

É um universo bem diferente do que estamos acostumados a ouvir por aqui. Mas mesmo com tantas diferenças, existem diversos eventos e festas aqui mesmo em Santa Catarina onde os amantes deste tipo de música se reúnem.

Mas para o pessoal da Rinha não ficar só no gostinho, preparamos um pack com músicas nipônicas para vocês matarem a curiosidade. O download vocês podem fazer aqui!


E pra quem curtiu, é melhor não perder o momento Rinha do dia 22/05. Música japonesa ao vivo? Essas vocês vão pagar para ver!

Sayonara Minna! :D

Douglas Spessatto – Equipe de Internet


Fontes:

http://www.abpd.org.br/estatisticas_mercado_mundial.asp
http://www.jame-world.com/br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/J-pop
http://pt.wikipedia.org/wiki/J-Rock

Anúncios

6 Responses to Made in Japan

  1. alxsantos disse:

    Realmente, o mercado de lá é fooorte.
    E é incrível como músicas temas viram Hits de sucesso. Juntando o útil ao agradável?

  2. Lilah disse:

    Faltou citar as bandas brasileiras que fazem cover de bandas japonesas, tipo a famosa Ryokan, de Florianópolis/SC, que se apresenta dia 17/05/09 em Iatajaí no Aniventure.

    http://www.aniventure.com.br

    **8momentomercham**

  3. Lahy disse:

    Doug, faltou dizer que a banda da foto é versailles. Mas o artigo ficou bom!!! Até confesso que estranhei mais menções a Ayu =PPP. Se precisarem de algo de jrock pra rinha é só me pedir \o/

  4. ticiane elisa mafra disse:

    ebaaaa.. a musica do cavaleiros do zodíaco pra matar a saudadeee hehehe =)

  5. Rafael Althoff disse:

    It’s time to go!

    Vai bombar dia 22 /o/

    Ayuu é a melhor \o/
    Curiosidade pra galera:
    A música de encerramento do Novo filme Dragon Ball Evolution é da Ayumi Hamasaki. *-*

  6. Téssia disse:

    Vivendo e aprendendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: