Jam Session

Jam Session
Para quem não conhece, as Jam Sessions são reuniões de músicos em um determinado local, onde todos começam a tocar de maneira improvisada, sem qualquer preparação e sem nada planeado.

Muitos acreditam que “Jam” venha da palavra “geleia” em inglês, significando a mistura de vários estilos. Outros já acreditam que é uma sigla para Jazz After Midnight.

Aliás, falar sobre as Jam Sessions é dar um pulinho no passado, voltando em meados da década de 40. Durante a Segunda Guerra Mundial, diversos cafés nova-iorquinos como o Minton Playhouse realizavam as suas Jam Sessions. Grandes nomes do jazz como Dizzy Gillespie e Charlie Parker surgiram dali. O que não faltava eram concursos para ver qual o melhor improvisador, como aquele em que o músico tinha que acompanhar a banda da casa inventando na hora os seus próprios solos!

A cultura das Jam Sessions foi e ainda é tão forte que bandas como Red Hot Chilli Peppers e The Jimi Hendrix Experience incluíram elas em suas apresentações. Alguém até criou os Mandamentos da Jam, contendo dicas do que fazer e do que não fazer ao se apresentar, incluindo citações como “Não seja um chato e diga o que você tem a dizer em poucos acordes” ou ainda “Quando tocar uma balada divida os refrões ao meio para que a música não pareça ter uma hora de duração”.

Mas você deve estar se perguntando “por que esse falatório todo sobre Jam Sessions”? Eu explico:

A partir de amanhã, está no ar uma nova coluna no blog da Rinha!

Mas como assim?

Convidamos as principais agências de Publicidade & Propaganda da região a contarem suas experiências com música: um jingle que ficou marcado, um case de sucesso envolvendo produções de áudio, uma situação inusitada envolvendo alguma canção, enfim, qualquer relato, desde que esteja relacionado com música e com o cotidiano de uma agência de propaganda.

Claro que isso não é um improviso, mas a Jam fica por conta da nossa interação com o mercado de trabalho: poderemos conhecer, através dos relatos de quem já tem anos de experiência na área, como as coisas realmente funcionam (aqui sim entram os improvisos!).

Se você trabalha ou é dono de uma agência e gostaria de mandar seu relato, é só entrar em contato conosco. Com certeza incluiremos o seu material com o maior prazer!

Fiquem ligados que amanhã de manhã já tem um post fresquinho!
Alguém chuta qual é a primeira agência? :D

Douglas Spessatto – Equipe de Internet.

Fontes:

http://www.saxontheweb.net/
http://en.wikipedia.org/wiki/Jam_sessio
http://coiso.wordpress.com/

Anúncios

2 Responses to Jam Session

  1. Fernanda disse:

    10 dias!!

  2. Thamy disse:

    ONZE DIAAAASSS! TODOS PREPARADOSSS???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: