JAM SESSION: Callier Comunicação Integrada


Callier Comunicação Integrada

Viagem Musical

O jingle é uma ferramenta eficiente e muito explorada pela propaganda, pois vende o produto, serviço ou imagem da marca em forma de música. Seja político, promocional ou institucional, o jingle é propaganda com ritmo e conteúdo com melodia. Funciona com todos os públicos: crianças, jovens, adultos e idosos.

Existem dois tipos de jingles, o bom e o ruim. A diferença é que, o bom é cantado e lembrado. Fica na memória. É daqueles que quando se ouve, o pé acompanha a batida. Já o ruim, ninguém suporta ouvir mais que 3 vezes nas rádios e pouco tempo depois ninguém mais lembra dele. O que vale para um bom jingle é a pertinência, a produção, o ritmo, a melodia e a escolha das palavras.

Todo mundo que conhece, estuda e gosta de propaganda, certamente lembra-se dos famosos jingles “Mamíferos” da Parmalat; do “Me dá” da Danoninho; da “Galinha Azul” da Maggi; do “Tempo Passa” da Bamerindus; do “Pipoca e Guaraná” e “Pizza com Guaraná” do Guaraná Antarctica, do “DDD” da Embratel e de muitos outros jingles. Cito apenas os nacionais para valorizar nossas letras e nossa propaganda, nada contra os gringos.

O jingle que destaco é mais recente e foi além dos convencionais 30 ou 60 segundos. Produzido e veiculado em 2007, Viajante Mastercard é um jingle que virou música nas rádios. Com mais de 3 minutos de duração, o jingle que narrava a história (com começo, meio e fim) de um viajante e suas aventuras pelo Brasil tomou conta das rádios, com pedidos diários de ouvintes. Ao invés de tocar no intervalo como propaganda comum, o jingle tocou dentro da programação, o que ajudou a transformá-lo em hit. Toda a estratégia e logística da campanha são ótimas, mas foi o jingle bem produzido e escrito que deu vida a essa viagem musical.

Clique aqui e saiba mais informações sobre a campanha criada pela McCann Erickson. A produção e composição são da Panela Produtora. O resultado vocês conferem logo abaixo:
_


Jean Pierre Boos – Callier Comunicação Integrada

Anúncios

15 Responses to JAM SESSION: Callier Comunicação Integrada

  1. Elianinha disse:

    Estava precisando de inspiraçao para criar um jingle de um cliente meu, agora, nao consigo fazer de jeito nenhum, nao paro de cantar esse que ouvi rsrsrsrs.
    “… voei de balão..”

  2. Jonathan disse:

    É isso aí gurí…

  3. Malu disse:

    Muito bom o texto Pierre, parabéns!
    Até ganhou elogio da Pati, aproveita que não é todo dia..=p
    hahaha

  4. Ticiane Elisa Mafra - MAMONAS disse:

    Callier sempre marcando presença.. mto bom Pierre, parabéns! :)

  5. Mariane Clarice Hasckel disse:

    HAHAHA Pati suuper exigente ourra.

    Mtu bom Pierre.

  6. Pati disse:

    Acho que o mínimo que tu podia fazer era um bom post :)

    Ótimo texto e ótimas referências.

  7. alxsantos disse:

    Hmmmm Não lembro de falarem desse Jingle na aula de mídia… Eu faltei nesse dia?

    • anonimo do quarto semestre da furb disse:

      dai agora vc quer q a gente lembre da sua frequencia?? hsuahsuhuahsuhas

      • anonimo do quarto semestre da furb disse:

        mas se te ajuda, era uma quarta feira :)

    • A.Bianca (menudos) disse:

      Alx presta mais atenção nas aulas :P

      fui eu inclusive quem falou pra ela desse jingle e ela passou pra gente ouvir (insistindo que não era um jingle)

  8. Boa, Pierre!
    Exemplos e texto muito bons.

  9. anonimo do quarto semestre da furb disse:

    a gente falouuu pra fessoraaaa Janine desse jingle!!! e ela: “não, não…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: